Filosofia

Os Estabelecimentos Educacionais das Irmãs de Santa Catarina, VM, fundamentam sua missão na Filosofia Cristã-Católica, no Carisma e Espiritualidade da Bem-aventurada Regina Protmann, fundadora da Congregação.

Acreditamos em Jesus Cristo, presença viva do Amor entre os homens. Seu Reino se concretiza na escuta, no diálogo, no respeito, na participação, na justiça e na solidariedade, valores do Evangelho.

Os Estabelecimentos empenham todos os esforços na Educação, centrada no sentido da vida e no processo da excelência acadêmica, pedagógica e humanística, para justificar e qualificar as relações pessoais, sociais, políticas e transcendentais, a fim de que o ser humano aspire à plenitude.

A Educação busca, através de encontros significativos, o favorecimento ao auto-conhecimento, da confiança, da coragem, da autonomia em todos os níveis. Interliga a mente, o corpo e a alma, formando um(a) cidadão(ã) ético(a), cívico(a) e religioso(a) que aprende a amar a vida, o conhecimento e a cultura.

A Filosofia das Irmãs de Santa Catarina objetiva a implantar nos corações dos(as) educandos(as), o Temor de Deus, a Virtude, a Honestidade, a Disciplina, ensinando-os(as) a ler e escrever para que possam compreender e enfrentar a complexidade do mundo que os cerca.