Normas

As Normas Pedagógicas são meios para assegurar a aprendizagem dos alunos, a convivência no exercício da liberdade, do respeito, da cooperação, da ética, para construção da paz, da justiça e da solidariedade.

A Escola adota as seguintes normas e frente às quais o aluno deve:

  • participar das atividades de aprendizagem com disciplina e respeito sem interferir com outras ocupações;
  • receber em igualdade de condições, orientação necessária para realizar suas atividades escolares, bem como, usufruir dos benefícios que a Escola oferece;
  • ser respeitado em sua individualidade, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, idéias e crenças, dos espaços e objetos pessoais;
  • freqüentar, no horário próprio, a biblioteca escolar, os laboratórios e as salas especiais, servindo-se do material didático para aprimorar sua cultura;
  • expor as dificuldades encontradas nos trabalhos escolares e solicitar atendimento dos serviços oferecidos pela Escola;
  • apresentar sugestões relativas ao melhoramento da vida escolar;
  • participar de atividades culturais, sociais, cívicas, religiosas e desportivas, segundo normas aprovadas pela direção da Escola;
  • respeitar as normas regimentais e pedagógicas da Escola e cumpri-las;
  • comparecer, assíduo, pontual e uniformizado a todas as atividades curriculares;
  • zelar pela conservação do prédio, do mobiliário, dos equipamentos, materiais didáticos, responsabilizando-se pelos danos causados, individualmente ou em grupo;
  • evitar trazer à escola celular, jóias, máquina fotográfica ou similares, filmadora, dinheiro, pois a escola não se responsabiliza pelo desaparecimento deste material ou objetos não pertinentes ao estudo;
  • cooperar na manutenção da ordem e higiene do ambiente escolar;
  • prestigiar os colegas investidos das funções de representantes de turma ou de cargos no Grêmio Estudantil;
  • ter adequado comportamento social, concorrendo para o bem comum da Comunidade Escolar;
  • ter postura ética com a direção, professores, funcionários e colegas;
  • informar aos pais as comunicações da Escola;
  • comparecer às reuniões acompanhado pelos pais ou responsáveis, quando solicitado.
  • estar em dia com as contribuições e/ou mensalidades escolares, de acordo com o estabelecido entre a Direção e os pais, ou o próprio aluno, se for o caso;
  • ausentar-se da Escola, somente com a devida licença da Direção ou seu representante legal;
  • manter sem rasuras os boletins, trabalhos avaliativos ou outros documentos referentes à sua vida escolar;
  • não consumir ou induzir o uso de drogas no ambiente escolar, fogos de estampido ou artifício;
  • não divulgar fotos, trabalhos ou outras publicações no site da escola, sem o consentimento da direção.
  • não “apresentar, produzir, vender, fornecer, divulgar ou publicar, por qualquer meio de comunicação, inclusive rede mundial de computadores ou Internet, fotografias ou imagens com pornografia ou cenas de sexo explícito envolvendo criança, adolescente”.

Medidas Pedagógicas

Frente ao não cumprimento das normas acima mencionadas, são tomadas as medidas a seguir:

  • advertência oral ou escrita;
  • notificação aos pais ou responsáveis das irregularidades ocorridas;
  • suspensão temporária da freqüência às aulas e atividades planejadas;
  • suspensão e afastamento temporário ou definitivo do ambiente escolar, ouvido o CAP;
  • encaminhamento para um tratamento especial ou a outra escola, ouvindo o CAP.