Objetivos

MISSÃO

Promover e consolidar Educação como processo de crescimento humano-cristão e profissional, tendo como base os Valores Evangélicos a Ciência e Tecnologia para interagir  com competência, sustentabilidade e responsabilidade social.

 

VISÃO

Ser referência em Educação, com princípios e valores cristãos.

 

VALORES

  • Conhecimento científico e tecnológico
  • Diálogo-educativo
  • Escola em Pastoral
  • Ética
  • Excelência do e no saber
  • Fé e espiritualidade, crer e agir
  • Respeito à diversidade
  • Solidariedade e responsabilidade
  • Sustentabilidade

 

PRINCÍPIOS EDUCACIONAIS PARA AS INSTITUIÇÕES ESCOLARES DA ASSOCIAÇÃO CONGREGAÇÃO DE SANTA CATARINA

As Instituições  Escolares mantidas pela Associação Congregação de Santa Catarina são comprometidas com a proposta iniciada em 1571, pela Bem-Aventurada Regina Protman.

O valor fundamental das Instituições Escolares da ACSC é Jesus Cristo, visto como imagem e semelhança de Deus em sua expressão humana.

As ações tomadas na instituição Escolar por seus líderes e membros promovem e melhoram o bem-estar do educando nos aspectos de natureza pessoal, social, físico, emocional, espiritual e intelectual.

O processo educacional das Instituições Escolares da ACSC, caracteriza-se por meio da:

Espiritualidade: Constrói   o modo como compreendemos o mundo, a natureza, as pessoas e Deus, fundamentada no Evangelho , inspirada em Maria, Santa Catarina e na Bem Aventurada Regina Protman.

Conhecimento: A excelência do e no saber expressa-se nas boas práticas pedagógicas.

Solidariedade: É uma condição primordial para realização do trabalho educativo.

Integralidade: A educação deve contemplar a humanidade dos educandos e educadores em sua totalidade, sendo coerente coma indivisibilidade das dimensões biopsicossocial e espiritual de cada pessoa.

Presença significativa: promove a aproximação das pessoas pela inculturação das realidades.

Comunidade educadora:permite valorizar e construir as ações coletivas.

Realidade: A educação deve promover a melhoria objetiva da realidade na qual ela ocorre, contribuindo para o desenvolvimento local, concretizando a extensão comunitária.

Democracia:A educação se dá através de práticas  não-autoritárias, que permitam a ampla participação dos educandos, dos educadores, das famílias e da comunidade.

Sustentabilidade: princípio reorientador da educação no modelo de civilização sustentável, que implica  nas mudanças das estruturas econômicas, sociais , culturais e científica.

Tecnologia: Meio de avançar no conhecimento e nas relações, através da utilização do universo virtual e tecnológico, conduzindo os educadores para uma prática saudável, consciente e ética.

Partindo dos princípios educacionais acima descritos desenvolvemos um processo  pedagógico-pastoral que via à educação integral de crianças e jovens, articulando os valores humanos , científicos e tecnológicos, o exercício da cidadania e da fé.