Projeto Música

Isac Machado é professor de música formado no Curso Superior de Licenciatura em Música na Faculdades EST/São Leopoldo/RS. Iniciou como educador musical sendo regente de fanfarras de metais e percussão em bandas escolares e também como professor de flauta doce no ensino fundamental no município de Sapiranga. Atualmente ele é regente e trompetista em duas escolas no município de São Leopoldo e professor particular de piano.

No projeto de música 2018 no Colégio Santa Catarina apresentamos a alunos, alunas e comunidade em geral as seguintes propostas:

 

  1. Projeto Flauta Doce e Canto_modalidade em conjunto (consulte horários e valores)

Objetivo pedagógico: Oportunizar um momento para estudar música de forma coletiva; aprimorar a identidade pessoal ao aprender um instrumento musical, coordenação motora e o canto; aprender a ouvir a voz do próprio instrumento, aprender a ouvir colegas e a tocarem junto. Aprender a tirar um som bonito da flauta, afinado, bem equalizado e no tempo. Aprender a cantar afinado e em conjunto.

A flauta doce permite combinação de conjuntos entre a família deste instrumento, flautas de outros registros (tamanhos) e desconhecidas por grande parte das pessoas. A flauta doce soprano é a mais conhecida, e seu estudo combinado com a flauta doce contralto nos traz um conhecimento musical bastante versátil. Além de terem um som puro e belo, as flautas doces são ótimos instrumento para iniciantes aprenderem outros instrumentos depois (pois possibilitam acesso para o aprendizado de leitura melódica com facilidade e nos ajudam a interpretar símbolos musicais), além de aprimorar a respiração diafragmática, a motricidade fina e coordenação motora dos dedos das mãos. Sendo um dos instrumentos musicais mais antigos, as flautas doces dispõem de um vasto repertório em sua literatura, o que possibilita acesso a repertório medieval até contemporâneo.

Objetivo técnico: Oportunizar aprendizado de emissão do ar, controle diafragmático, solfejo silábico de ritmo, sílabas de ataque de sopro, digitação barroca e leitura musical na clave de sol.

Observação: Para aula de flauta é necessário aquisição de uma flauta doce soprano barroca e o método “Pedrinho toca flauta” vol.1 e/ou vol.2 de Isolde Mohr Frank.

 

  1. Projeto Teclas – Escaleta _ modalidade em conjunto (consulte horários e valores)

Objetivo pedagógico: Oportunizar um momento para estudar música de forma coletiva ao desenvolver naipes de sopros para banda marcial. A escaleta é um instrumento acessível para iniciantes e pode ser empregado em bandas e conjuntos musicais, além de servir para aprendizado de teclado, piano, acordeon e até instrumentos de sopro.

Objetivo técnico: Oferecer aprendizado de emissão do ar, controle diafragmático, técnicas de dedilhado e fraseado musical. Também pode ser usado com função harmônica, podendo tocar 4 notas de uma só vez.

Observação: O Colégio Santa Catarina possui escaletas disponíveis para o projeto de banda marcial, que serão emprestadas mediante termo de empréstimo.

 

  1. Projeto Percussão – Caixa Clara, Bumbo, Pratos, Lira_ modalidade em conjunto (consulte horários e valores)

Objetivo pedagógico: Oportunizar um momento para estudar música de forma coletiva e desenvolver a criatividade e coordenação motora com ajuda da percussão marcial.  Adquirir melhor independência das mãos ao aprender toques de caixa clara (tarol), bumbo e pratos e assim poder realizar acompanhamentos e combinações sonoras que estes instrumentos oferecem.

Objetivo técnico: Oferecer aprendizado desde como segurar as baquetas a como ter controle e rapidez; bem como ter controle de força sobre o instrumento (dinâmica) e conseguir desenvolver a expressão artística através da percussão. Além de cada instrumento ter sua particularidade, essas aulas possibilitam facilitar o acesso para quem quiser aprender bateria.

Observação: O Colégio Santa Catarina possui caixas claras (taróis), surdos, bumbos (tambores) e pratos disponíveis para o projeto de banda marcial.

 

  1. Projeto Banda Marcial_ modalidade em conjunto (consulte horários e valores)

Objetivo pedagógico: Oportunizar um momento para estudar música de forma coletiva; aprimorar a identidade pessoal ao aprender um instrumento musical; aprender a ouvir a si próprio, aprender a ouvir colegas e a tocarem junto. A banda marcial aborda suas composições musicais usando o tempo de marcha como pulso para a métrica. A coordenação motora da marcha sincronizada com a execução do instrumento musical possibilita ao aluno, a aluna, desenvolvimento da noção espaço sensorial atrelada à performance, o que ajuda bastante no desenvolvimento dos sistemas físico e nervoso.

Objetivo técnico: Oferecer aprendizado de prática em conjunto ao desenvolver repertório gradativo para aprimorar habilidades individuais com execução musical elegante e precisa.

 

  1. Projeto aulas de piano_modalidade particular (consulte horários e valores)

Aulas particulares destinadas a alunos e alunas do colégio Santa Catarina e sua comunidade (pais, mães, familiares). As aulas de piano são as mais completas da educação musical, pois permitem à pessoa aprender ritmo, melodia e harmonia teorizadas em um único instrumento. Por envolver o aprendizado através leitura musical de partituras, colaborar com coordenação dos dedos das mãos e por oferecer um som de boa projeção (volume) e afinado, o estudo de piano é um dos melhores para melhorar o desempenho do nosso sistema nervoso, pois este exercício artístico é um dos poucos que ativa o funcionamento de todas as regiões do cérebro humano.

 

Contatos

Professor de Música Isac Machado

  • contato whatsapp: 51 9 9619-8856
  • contato facebook: Isac Machado – Educador Musical
  • contato e-mail: isacmachado.educadormusical@gmail.com

 

Horários:

Segunda-feira: 17:40 às 18:30, flauta doce e musicalização.

18:40 às 19:30, formação de naipe de escaletas para banda marcial

 

Terça-feira:  17:40 às 18:30, flauta doce e musicalização.

18:40 às 19:30, formação de naipe de percussão para banda marcial

 

Quinta-feira:  17:40 às 18:30, flauta doce e musicalização.

18:40 às 19:30, ensaio Banda Marcial Colégio Santa Catarina

 

Aulas particulares de instrumento com horários a combinar.